domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ceará é o estado com maior índice de aprovação no Exame da OAB

Gazeta de Notícias - Com 54,9%, o Ceará é o estado com o maior índice de aprovação do Brasil entre a segunda e a décima edição do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em seguida aparecem Rio Grande do Sul (51,2%) e Minas Gerais (50,6%) (veja tabela completa ao lado). Os dados fazem parte de um estudo feito entre a OAB e a FGV Projetos, responsável pela aplicação do exame, divulgado nesta sexta-feira (14).As menores taxas de aprovação foram identificadas nas seccionais do Amapá (33,3%), Amazonas (34,8%) e Rondônia (36,7%).


O estudo também aponta que a maior parte dos examinandos aprovados optou na segunda fase pela área jurídica de direito constitucional (31,3%), seguido por direito civil (28,7%) e direito empresarial (20,0%). A área jurídica com menor proporção de aprovados é a do direito do trabalho, opção de 12,9% do total de aprovados.

Aproveitamentos nas duas fases
Dados sobre o desempenho dos bacharéis separados por fase também aparecem no estudo divulgado pela FGV. Na primeira fase, com 80 perguntas objetivas, os melhores aproveitamentos foram identificados nas seguintes disciplinas: estatuto OAB/código de ética (64,4%), código do consumidor (61,7%) e filosofia do direito (60,6%). As menores taxas de aproveitamento, por sua vez, foram observadas nas disciplinas: direito empresarial (31,8%), direito penal (38,0%) e direito processual do trabalho (38,9%).
Na segunda fase, onde há peça e as quatro questões dissertativas, os melhores aproveitamentos médios, entre a segunda e a décima edição do Exame de Ordem, foram identificados nas disciplinas direito civil (6,6), direito constitucional (5,9) e direito empresarial (5,6). Entre as edições avaliadas, a disciplina de direito tributário apresentou o menor aproveitamento, somando 4,9.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados