quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mudanças garantem que o valor pago aos agricultores familiares por seus produtos se mantenha próximo à realidade do mercado local

Brasília, 22 – O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem novas normas na modalidade Compra com Doação Simultânea. Na Resolução 59/2013, publicada neste mês, o grupo gestor do programa simplificou a metodologia para definir os preços de referência na compra dos produtos da agricultura familiar.

O cálculo agora tem por base a média obtida em três pesquisas de preços praticados no mercado atacadista local ou regional e apurados nos últimos 12 meses. A medida permite que o preço praticado pelo PAA para a compra dos alimentos esteja ainda mais de acordo com a realidade do mercado local, tornando a operação do programa mais simples e justa para os agricultores.

Os preços de referência terão a validade de um ano, o que permitirá a atualização periódica. O gestor poderá optar entre utilizar os preços divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ou calcular o valor com base na nova metodologia.

Além de acompanhar a flutuação de preços do mercado local, o PAA também tem regras mais simples para o acesso dos agricultores familiares. A partir deste ano, ele será feito por meio de Termo de Adesão, instrumento que dispensa a celebração de convênio. O novo modelo também permite o pagamento dos produtos diretamente ao agricultor familiar, com a utilização de cartão bancário.

Para quem recebe os alimentos doados pelo programa, a resolução reforça ainda a determinação de que, antes da definição dos alimentos adquiridos dos produtores, sejam estudadas as demandas das entidades socioassistenciais. No caso de escolas, as doações deverão ser aprovadas pelo responsável técnico do Programa de Alimentação Escolar do município ou do estado.

“O objetivo é fazer com que o PAA se transforme cada vez mais em um instrumento de abastecimento das redes de assistência social, bem como dos equipamentos de alimentação e nutrição, oferecendo alimentos saudáveis, ao mesmo tempo em que beneficia os agricultores familiares do município”, comenta o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

Somente em 2012, o PAA atendeu cerca de 20 mil entidades socioassistenciais e a mais de 190 mil agricultores familiares de todo o Brasil. Em 10 anos do programa, mais de R$ 5 bilhões foram aplicados na aquisição de produtos da agricultura familiar. A previsão é chegar a 250 mil agricultores até 2014.

Ascom/MDS

2 comentários:

Maria silvaneide bezerra dos santos sousa. disse...

Organista em Recordes precoce!
Sou Maria Silvaneide bezerra do santo Sousa a mulher precoce. Filha de pais agricultores, casada, mãe de duas filhas. Nasci aos 19/02/1978 na cidade de Iracema Ceará Brasil, moro em flores distrito de Russas Ceará Brasil. Sou organista por misericórdia de Deus. Hoje só toco na minha casa, por minha saúde estar frágil. Estou em recordes precoce, por ter sido moça aos nove, perder a virgindade aos doze, casei gravida e fui mãe aos quatorzes anos, fiz um períneo aos dize sete anos por extremas necessidades, aos vinte foi preciso fazer um Cesário com a laqueadura. Estou com um processo no fórum de Russas, desde o mês 10/2010 e a manhã dia 07/08/2013, estarei saindo da minha residência Rua: João Antônio, Número: 2257 Flores distrito de Russas CE, a partir das 10 h para o fórum de Russas. Estejam convidados todos os que fazem a segurança e a imprensa do nosso país. Pois mesmo eu a mulher precoce Mº Silvaneide bss falando que Deus mim libertou do material e que enquanto estivermos na terra precisamos do mantimento e tenho como provar que tenho asma hereditária, desvio na coluna, gastrite, além da minha memoria ñ ser a mesma, e tenho três atestados + uma Xerox do q ficou no INSS de Russas, onde prova que eu tenho transtorno misto depressão e ansiedade. Além que estou em recordes precoce. Queridos irmãos da CCB, tenho a consciência de que a doutrina do filho de Deus estar acima de tudo, que pena pouco acreditarem na minha consciência, ou seja, que uns já conseguiram sós com transtorno depressão e outros só com desvio na coluna e o que vejo é muitos sendo servos de Deus e, no entanto estão incluídos na parte da Bíblia, livrai dos falsos irmãos...
Assinado: Maria Silvaneide bezerra do santo Sousa, a mulher precoce. Fone: (88)96031788 Sites: www.mariasilvaneidebss.com, CEP: 62903-000, Rua: João Antônio, Número: 2257, Flores distrito de Russas Ceará Brasil, Página de celebridade: causa mulher precoce página face book. E-mail da página: maria_silvaneide3@hotmail.com, Twitter: melrisilviabssousa@gmail.com...

Maria silvaneide bezerra dos santos sousa. disse...

HISTÓRIA REAL!
Ficará a critério de vocês divulgarem o meu nome ou não.
Uma boa tarde a todos que fazem o programa João Inácio show da TV Diário. Sou Maria silvaneide bezerra do santo Sousa a mulher precoce. O que vou contar não é nada de história de conto, é a pura realidade. Nasci aos 19/02/1978 na cidade de Iracema Ceará, moro no distrito de flores Russas Ceará, Rua: João Antônio, Número: 2257 CEP: 62903-000 Fone: (88) 96031788 Site: www.mariasilvaneidebss@hotmail.com, E-mail do face: Mariasilvaneidebezerrass3@hotmail.com.
Direi até estou em recordes precoce, pois fui moça pela primeira vez aos nove anos. Onde duraram três dias e voltou sendo todos os meses aos doze anos. Perdi a virgindade com o meu namorado que hoje é o meu esposo aos doze anos. Casei gravida e fui mãe aos quatorze anos. O casamento foi realizado aqui no cartório de flores, foi realizado no dia 02/10/1992, fui mãe a primeira vez no dia 10/01/1993. Fiz um períneo aos dizer sete anos por extremas necessidades, no dia 05/10/1995 no conhecido hospital são Raimundo, onde si não mim engano é são Camilo, com a equipe médica Lindenor Andrade maia e Reuber Tadeu vieira e silva. Aos vinte tive que fazer um Cesário com a ligação, pois tinha feito esse períneo e nas minhas gravidezes eu sentia muitos enjoou. Foi realizada a cirurgia do Cesáreo com a laqueadura, no dia 22/10/1998 no mesmo hospital em que fiz o períneo. Sei que já criei quatro contas no livro dos recordes mundiais e fui bloqueada, sei que uma resposta foi bem clara que acharam que era uma brincadeira e que o livro dos recordes é serio. Eu sei que existem muitas dificuldades para as pessoas pobres e de cor, mas como falei ficou claro que acham que é brincadeira. Gostaria que vocês falassem o que vocês acham! É por eu não ser loira e rica? Ou por ser raro e não querem acreditar? Não estou + escutando o programa na Rádio de segunda a sexta, por meu computador não carregar, mais escuto o seu programa aos Domingos na TV Diário... Um grande abraço a vocês especialmente ao João Inácio Junho. Agradece a mulher precoce. 11/08/2013.


Títulos mais acessados