quarta-feira, 10 de outubro de 2012

José Dirceu condenado pela maioria da Corte

Gazeta de Notícias - José Dirceu é tido como um dos cabeças do esquema do mensalão. (Foto: AE)Interrompido na última quinta-feira (4) antes das eleições municipais, o julgamento do mensalão promoveu nesta terça (9) a condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, com a escolha feita pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) - 6 a 2, de dez votos possíveis.

Apesar de seis dos 10 ministros da Corte já terem votado pela condenação de Dirceu, ela só será confirmada com a proclamação da sentença, já que até lá existe a possibilidade, ainda que remota, de os ministros mudarem de opinião.


O político de 66 anos se tornou o 23º condenado no processo após as acusações de corrupção ativa e formação de quadrilha serem aceitas pelos ministros da corte do julgamento. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, Dirceu exerceu um papel de comando no maior esquema de corrupção já noticiado no país. Este crime prevê pena de dois a 12 anos de prisão.

Segundo a denúncia, dez pessoas da antiga cúpula do PT e do grupo de Marcos Valério foram acusadas de corrupção ativa - os réus enviaram dinheiro aos parlamentares para comprar apoio político ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao lado de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares se aliaram ao esquema para desviar dinheiro público e contrair empréstimos fraudulentos, visando aumentar a base aliada de Lula.

Militante estudantil em 1960, quando cursava Direito na PUC-SP, Dirceu foi preso e exilado durante a época da ditadura no país. Em 1980, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, do qual foi presidente por três vezes. Pouco depois tornou-se deputado e chegou a concorrer nas eleições para governador de São Paulo. Pelo seu trabalho no PT, garantiu o cargo de ministro da Casa Civil na gestão de Lula a partir de 2003.

Entretanto, dois anos depois, foi denunciado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB) por envolvimento no esquema do mensalão. Em dezembro de 2005, por conta das diversas denúncias, teve seu mandato cassado e tornou-se inelegível até 2015.

Segundo as autoridades, Dirceu era responsável por articular o núcleo central ao núcleo publicitário, chefiado por Marcos Valério. Todos os acordos realizados entre os envolvidos no escândalo precisavam de sua opinião final. Atualmente, além do trabalho realizado dentro do PT, José Dirceu atua como consultor de negócios de empresas nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados