domingo, 8 de janeiro de 2012

Notícias do Crato Ceará Brasil

SECRETARIA DE SAUDE DO CRATO COMEÇA 2012 ANUNCIANDO NOVOS PROJETOS

No ano de 2011 a secretaria de saúde do Crato realizou vários projetos, melhorando a qualidade do atendimento da população, incrementou o programa de distribuição gratuita de medicamentos nos postos de atendimento, implantou novas equipes do Programa Saúde da Família, qualificou profissionais, dinamizou o atendimento no Centro de Reabilitação, fortaleceu as campanhas de vacinação e tornou o sistema publico de saúde mais eficiente. O trabalho implantado pelo secretário, Cícero França está sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos melhores do interior dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e que acaba de liberar outros projetos para o município cratense.

SISTEMA DE SAUDE PUBLICA DO CRATO VAI INSTALAR CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLOGICA

Para esse inicio de 2012, como resultado dessa parceria com o Ministério da Saúde, a secretaria municipal de saúde do Crato já está anunciando algumas ações que vão inovar e melhorar o sistema como, por exemplo, a implantação do Centro Municipal de Especialidade Odontológica CEO, que vai funcionar concomitante com o posto de saúde da Avenida Teodorico Teles. A população vai ter um reforço adicional na parte da saúde bucal. Alem do trailer que a secretaria vai disponibilizar, todos os atendimentos que os postos vão referenciar, serão respaldados pelo CEO que terá quatro gabinetes odontológicos com atendimento pela manhã, tarde e noite com especialistas de plantão para realizar implante, trabalho de canal, aplicação de flúor e os serviços necessários, inclusive atuando em parceria com o Hospital São Francisco.

PREFEITURA DO CRATO VAI INSTALAR CENTRO DE ATENDIMENTO PEDIATRICO

Os dentistas que trabalham no Posto de Atendimento Municipal ( Antigo Sandu ) serão deslocados para o CEO e o prédio do PAM será transformado em um Centro de Atendimento Pediátrico. Será um local apropriado com profissionais especializados tanto na parte técnica como na de enfermagem. Serão criados ambientes adequados para o atendimento clinico de pediatria ambulatorial, atenção básica, exames como o teste do pezinho e outras ações. O prédio será totalmente reformado com decorações especiais e desenhos lúdicos. A idéia é transformar o imóvel em um mini hospital pediátrico com uma estrutura adequada que permita um atendimento adequado e que o paciente sairá, se necessário for, para internação na rede hospitalar, já diagnosticado e a medicação prescrita, onde será obrigatória a sua aceitação. Cícero França explicou que o Centro de Pediatria é um serviço a mais no atendimento médico-hospitalar as nossas crianças que continuarão recebendo paralelamente, o mesmo atendimento nos hospitais.

A secretaria municipal de saúde já está preparando os profissionais que vão compor a equipe de atendimento no Centro de Pediatria. Enfermeiros, médicos, assistentes sociais e psicólogos estão sendo orientados e qualificados. A orientação é priorizar a questão da urgência dentro dos casos adequados, disse4 o secretário municipal de saúde do Crato, Cícero França.

SECRETARIA DE SAUDE DO CRATO E HOSPITAL MANOEL DE ABREU INSTALARÃO CENTRO DE APOIO AO NASF

A secretaria de saúde do Crato vai criar, em parceria com o Hospital Manoel de Abreu, um centro destinado com os profissionais das quatro equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O centro vai ter fisioterapeuta, educador físico, farmacêutico, fonoaudiólogos e demais que compõem o NASF para um trabalho mais arrojado junto a população que terá todo um espaço apropriado para cada ação. Está sendo firmada parceria com a unidade local do Corpo de Bombeiros para desenvolver um trabalho com o pessoal da terceira idade com o acompanhamento de nutricionistas e cardiologistas. Para o secretário de saúde, Cícero França, o Hospital Manoel de Abreu foi escolhido para a implantação do centro por ser um local com áreas suficientes para esse tipo de atendimento e que vai beneficiar toda a população cratense, especialmente os moradores dos Bairros do Seminário, Independência, Batateira e Vilalta.

PRAÇAS DO CRATO E ZONA RURAL VÃO GANHAR ACADEMIAS POPULARES

Outro projeto do município em parceria com o Ministério da Saúde que vai ser implantado nos próximos dias será o das “Academias Populares”. O Crato foi beneficiado com três pólos, cada um com três academias que serão instaladas em algumas praças publicas e na zona rural. Cada academia vem composta por seis ou oito aparelhos onde cada usuário pode circular entre eles com orientação técnica do profissional acompanhante. São equipamentos para, alongamentos, movimentos de pés e braços, aeróbica e fortalecimento da musculatura que permite a realização de atividades físicas com segurança e adequadamente. Os usuários utilizam o próprio peso do seu corpo durante a pratica do exercício. É um trabalho importante e preventivo dentro do processo da saúde publica municipal, disse Cícero França. Ele disse que a portaria já foi aprovada pelo Ministério da Saúde e a secretaria está somente aguardando a liberação dos recursos para a aquisição dos equipamentos e fazer as instalações, concluiu o secretário.

Por Wilson Rodrigues

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados