quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Estádio Mirandão é aprovado pelo MP e receberá jogos do campeonato cearense

A Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou a aprovação de todos os laudos do Estádio Mirandão, em Crato, pelo Ministério Público, liberando o local para os jogos do Campeonato Cearense de Futebol. Os laudos do Corpo de Bombeiros,Polícia Militar e Vigilância Sanitária aprovados foram repassados pelo Prefeito do Crato, Samuel Araripe,na sede da Federação Cearense de Futebol, isso fez com que a Arena Esportiva possa receber os jogos da equipe da cidade já a partir do dia 28 de janeiro.Qunado o time do Crato enfrentará Crateús. E a torcida cratense deverá fazer uma imensa festa para empurrar a equipe ao triunfo. Com a liberação do MP, o Estádio Mirandão receberá 10 jogos na 1ª fase do Campeonato Cearense. Caso avance até as finais ou chegue à Decisão da Taça Padre Cícero, a Arena poderá ainda sediar mais dois jogos, inclusive a grande Final do Certame.Devido ao prazo estabelecido pelo Regulamento Geral das Competições, que prevê dez dias de antecedência para mudar o local da partida, e atendendo a uma recomendação da CBF, o Presidente da FCF, Mauro Carmélio, confirmou o jogo de estreia do Crato ante o Fortaleza no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.O presidente Mauro Carmélio destacou a atuação do prefeito, Samuel Araripe, em ter levado todos os laudos aprovados, mas mesmo assim justificou que o prazo de dez dias do regulamento e a recomendação da CBF não deu para alterar o local da partida. Ele ainda ressaltou que o mais importante é que o Mirandão receberá outros jogos.
Prefeitura cumpre requisitos
Em agosto do ano passado, o Estádio Mirandão foi submetido a uma rigorosa realizada vistoria pelo Corpo de Bombeiros, que no momento da visita analisou as condições técnicas do espaço para comportar partidas de futebol. Dias após essa inspeção, conforme consta o laudo expedido pela corporação, mediante a apreciação e aprovação do projeto municipal, o Estádio havia sido autorizado a realização de quaisquer eventos esportivos. Tendo todas as exigências preliminarmente atendidas como a instalação de novos hidrantes, torres com 02 fios de aterro, guarda corpo, corrimão, catracas fixas e alarme.No dia 12 de dezembro de 2011, uma segunda vistoria foi solicitada ao local apontando novas exigências para só então confirmar a liberação da arena. Além do projeto já aprovado, desta vez com restrições, o Estádio precisaria de novos reparos. Sem comunicar oficialmente à Prefeitura Municipal do Crato, responsável pelo equipamento, no dia 27 de dezembro, o Ministério Público recomendou à Federação Cearense a não realização de jogos sem o cumprimento da segunda vistoria.
Essa decisão foi tomada mesmo com estádio autorizado e com as novas exigências em dias e certificadas, constantes no projeto aprovado em agosto de 2011. Somente no dia 02 de janeiro de 2012, a Federação expediu comunicado à Prefeitura do Crato informando a decisão do Ministério Público.Entre os dias 03 e 04 de janeiro, a Prefeitura cumpriu as novas determinações reformas na casa de força, plano de evacuação, piso antiderrapante nas rampas de acesso e novo plano emergencial. O próximo impasse enfrentado pela gestão municipal foi referente à assinatura da aprovação do Corpo de Bombeiros. O coronel Marcilio só pôde assinar o laudo para liberação do Estádio Mirandão às 12 horas do dia 10 de janeiro. Logo em seguida, o prefeito encaminhou passoalmente o documento ao Ministério Público que autorizou o uso do Estádio.Por volta das 16 horas do mesmo dia o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, tomou conhecimento da decisão do Ministério Público. Mas em função de uma cláusula no Estatuto do Torcedor que rege que a apresentação da aprovação deve ser encaminhada à Federação com até 10 dias de antecedência da realização das partidas, o estádio foi penalizado por uma diferença mínima de um dia apenas nos cálculos proferidos pela FCF. O prefeito afirmou entrar com medida legal na tentativa de revogar a decisão e reconsiderar a realização da partida no Estádio Mirandão.

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados