sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sonora Brasil realiza programações gratuitas em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte

Fortaleza, 01 de julho de 2011 - O projeto Sonora Brasil está em sua 14ª edição e apresenta, pela primeira vez, dois temas: “Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil”, que mostra o repertório da música vocal, presente nas festividades populares, em devoção às entidades religiosas. Em Fortaleza, a apresentação acontece dia 03 de julho, às 20 horas, no café Teatro das Marias, com os grupos Caixeiras do Divino (MA) e Tambor de Crioula Filhos do Sol (CE).

De 04 a 08 de julho, o grupo Caixeiras do Divino segue realizando shows no interior do estado. As apresentações serão realizadas gratuitamente em Sobral, no Teatro São João; em Iguatu, no Teatro SESC; em Crato, no Auditório SESC Adalberto Vamozi; e em Juazeiro do Norte, no Teatro SESC Patativa do Assaré.

Sobre o Sonora Brasil
O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais - realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial. O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Sobre o Caixeiras do Divino
A festa do Divino do Espírito Santo se destaca como um dos mais importantes festejos da cultura popular do Maranhão, acontecendo em dezenas de cidades. Toda festa do Divino gira em torno de um grupo de crianças que, durante o período dos festejos, são vestidas com trajes nobres e tratadas com regalias. Entre os elementos mais importantes da festa estão as caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia.

Sobre o Tambor de Crioula Filhos do Sol
O Tambor de Crioula faz parte da cultura popular maranhense e iniciou-se como brincadeira popular na cidade de Fortaleza, a partir do intercâmbio de um grupo de percussionistas da cidade com o grupo Laborarte e o Tambor de Criola de Mestre Felipe, ambos de São Luiz, em 2005.
O Grupo Tambor de Crioula Filhos do Sol foi iniciado em 2009, a partir da obtenção de uma parelha de tambor (conjunto de três tambores), confeccionados por Mestre Amaral (São Luis). Tem à frente do grupo os percussionistas Daniel Leão, Fabrizio Frota e Alexandre Sales, no entanto se auto denomina um tambor comunitário, um motivo de encontro para promover a brincadeira e agregar novos brincantes.


SERVIÇO
SONORA BRASIL: Entrada gratuita

Fortaleza
Local: Café Teatro das Marias (Rua Senador Almino, 233)
Data: 03/07
Horário: 20h

Sobral
Local: Teatro São João
Data: 04/07
Horário: 20h

Iguatu
Local: SESC Iguatu
Data: 06/07
Horário: 20h

Crato
Local: Auditório SESC Adalberto Vamozi
Data: 07/07
Horário: 20h

Juazeiro do Norte
Local: Teatro Patativa do Assaré
Data: 08/07
Horário: 20h

Jornalistas Responsáveis: Giselle Norões – (85) 3452.9060 / 8898.9899
Ana Luiza Caracas – (85) 8703.3243
Gerência da ASCOM SESC Ceará: Caio Quinderé

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados