quarta-feira, 6 de abril de 2011

“É com orgulho que constato a evolução democrática da sociedade brasileira”

Gazeta de Notícias - Na cerimônia de apresentação de 70 oficiais-generais, no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância das Forças Armadas. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff ressaltou nesta terça-feira (5/4) que as Forças Armadas brasileiras compartilham os valores da justiça, da democracia, da paz e da igualdade e que o momento constata a evolução democrática da sociedade brasileira. A afirmação foi feita durante a cerimônia de apresentação de 70 novos oficiais-generais, logo após a presidenta ter sido condecorada com insígnias das Ordens dos Méritos da Defesa e das Forças Armadas em momento reservado no Palácio do Planalto.
“Um país que conta, como o Brasil, com Forças Armadas caracterizadas por um estrito apego às suas obrigações constitucionais, é um país que corrigiu seus próprios caminhos e alcançou um elevado nível de maturidade institucional (…). Contribuem, dessa forma, para consolidar nosso país como um Estado democrático de direito por excelência”, disse.
Ouça abaixo íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff ou leia aqui a transcrição:
Em seu primeiro discurso dirigido aos militares, a presidenta destacou a atuação das Forças Armadas brasileiras no Haiti e prestou homenagem a “todos os brasileiros que tombaram durante essa missão de paz”. Frisou, ainda, a importância do fortalecimento do sistema de defesa do Brasil – uma das prioridades de seu governo – em virtude do descobrimento do pré-sal.
“Estejam seguros de que não me escapam outras características singulares da profissão das Armas. O patriotismo, o estoicismo, a abnegação, a disciplina, a hierarquia. Não me escapam as privações às quais muitos de vocês são submetidos no cumprimento do dever.”
Dilma Rousseff externou o desejo de que as Forças Armadas integrem “a prioridade fundamental” de seu governo – o fim da pobreza extrema no Brasil –, por “sua larga experiência de trabalhos sociais desenvolvida em todo o território nacional e alcançando as regiões mais longínquas e remotas”, e concluiu: “Estou segura de que compartilham minha convicção de que não existe desenvolvimento econômico e social e política externa soberana sem uma política de defesa afirmativa”.
Condecoração – a presidenta Dilma Rousseff recebeu do Ministério da Defesa a insígnia de Grã-Mestra da Ordem do Mérito da Defesa. A Ordem é conferida aos militares das Forças Armadas, aos civis nacionais e aos militares e civis estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil.
Na ocasião, a presidenta Dilma também foi agraciada com outras três medalhas: a Ordem do Mérito Militar, concedida pelo Exército Brasileiro; a Ordem do Mérito Naval, da Marinha; e a Ordem do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira. Ao ser empossada como Presidenta da República, a presidenta Dilma automaticamente recebeu a Grã-Cruz, o mais elevado grau das condecorações de todas as Ordens.

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados