segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"Um grande retrato do Papa Francisco".

Gazeta de Notícias -  Por Elio Gaspari, O Globo - 
Quantos pares de sapatos o cardeal Jorge Bergoglio levou para Roma em março? Um, preto e velho, o único que tinha. Para quem quiser entender o que vem por aí, saiu um livraço nos Estados Unidos, é “Pope Francis — Untying the knots” (“Papa Francisco — Desatando os nós”), do jornalista inglês Paul Vallely. Está na rede por US$ 9,99.

Ele conta que, no conclave de 2005, Bergoglio chegou à terceira votação com 40 votos, mas o cardeal Ratzinger teve 72. Faltariam cinco para que atingisse os dois terços, e seus aliados avisaram que iriam até o 34º escrutínio, no qual bastaria a maioria absoluta, que já tinham.

A demora exporia uma Igreja dividida, e Bergoglio desistiu. Como arcebispo de Buenos Aires, a Cúria deu-lhe para comer o pão de Asmodeu. Rejeitavam suas indicações para bispados.

O livro explica como um personagem tradicionalista na doutrina e reformador em questões da Igreja, tendo sido um algoz da esquerda católica dos anos 70, tornou-se um mensageiro dos pobres. Bergoglio apoiou a ditadura argentina que matou dez mil pessoas, inclusive um bispo. Ajudou-a ao ponto do arrependimento.

Exagerando, fez um percurso semelhante ao de D. Hélder Câmara, fascista dos anos 30, herói de letra de samba a partir dos 50.

O simpaticão da Avenida Atlântica é um homem reservado, de poucos amigos, meditador solitário. Cozinhava suas refeições, mas comia sozinho. Quando tem que resolver uma questão, começa perguntando-se o que não deve fazer. Quando decide, medita de novo.

2 comentários:

Anônimo disse...

QUEM É VOCÊ PARA DISCORRER ALGUM ASSUNTO SOBRE A IGREJA, SEU HEREGE? VOCÊ É UM "PEIDO NA CUECA". VOCÊ É RIDÍCULO! CAIA FORA SEU "CHEIRA BUFA!"

Anônimo disse...

Eu não faço parte da Cúria Diocesana!!! Não sou membro, nem funcionário da Diocese!!! Mas quero que você saiba uma coisa, seu jornalista "cheira peido", se você tentar atrapalhar o 13º Intereclesial, você vai apanhar! Vou quebrar esse seu óculos ridículo e vazer você engolir! Os opúsculos eu vou rasgar e fazer você comer, sem nada para beber, além do seu próprio sangue! Eu estarei lá disfarçado, com mais trezentas pessoas (aguarde). Vai ser um quebra-pau que você vai publicar o resto da vida no seu jornal desmoralizado de 5ª categoria. Vocês vão apanhar na cara! Vai ser porrada até quebrarmos todos vocês! Como nós não temos nada a ver com o Bispo nem com a Cúria, como de fato não temos, você não poder provar nada! Se prepare para apanhar e ser humilhado em público! Uma outra pessoa que estou ansioso para literalmente quebrar na porrada é a prostituta da sua esposa. Sua esposa vai voltar para casa numa maca, e de lá para o cemitério. Vamos lá? Tudo OK? Apronte-se! Eu estarei pronto com os meus! Um forte e cordial abraço!

Títulos mais acessados