sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SBRT comemora 10 anos de sucesso em Brasília

 Ontem, o mais completo banco de informação técnica do País, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, brindou sua consolidação no mercado, demonstrando potencial único.

O Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação e a Rede de Instituições do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas festejaram ontem, 6, uma década do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT. Com encerramento às 18h, a cerimônia foi realizada no Auditório do CNPQ, localizado na SHIS, QI1, Conjunto B, Lago Sul, Brasília (DF). O evento marcou o sucesso de acessos online e gratuito ao mais completo Banco de Informação composto por Respostas e Dossiês Técnicos, em diversos segmentos de agronegócios, indústria e serviços.

O evento iniciou com o pronunciamento do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Álvaro Toubes Prata. Após a abertura com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), CNPq e SBRT, foram expostos os principais Resultados Alcançados, com depoimentos de empresários atendidos pelo SBRT. Em seguida, houve uma mesa redonda com a inserção do serviço nas Ações Governamentais para a promoção de inovação - Ministérios. No fim da tarde, uma surpresa: foi feita uma homenagem aos integrantes da Rede SBRT e o encerramento seguido de coquetel.

Com um modelo de organização de gestão, que gera uma oportunidade de um número exponencial de atendimentos, o SBRT, tem como principal produto a Resposta Técnica, em que apresenta informações a dúvidas sobre problemas empresariais de caráter tecnológico por meio da busca, recuperação, análise e tratamento das informações disponíveis de fontes especializadas (documentos, bases de dados e especialistas). Sem nenhum custo, a dúvida ou questão do usuário cadastrado é apresentada em forma de um relatório ou documento técnico, contendo as informações que correspondem à solicitação e possa auxiliar na solução da demanda apresentada pelo empreendedor.

O desafio da constituição deste serviço foi reunir diversas competências e experiências para atender as expectativas das diferentes instituições envolvidas a favor do desenvolvimento da metodologia única para elaboração de respostas técnicas em atendimento às demandas dos usuários do site.

Através do uso de um Banco de Conhecimento, o SBRT vem se consolidando e demonstrando seu potencial, e hoje já conectado as políticas e estratégias de apoio a inovações do país, perfeitamente alinhado as diretrizes do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), programa capitaneado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia para apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas. Com o objetivo de facilitar o rápido acesso das empresas às informações tecnológicas de baixa complexidade e em áreas específicas, bem como promover a difusão do conhecimento e contribuir para com o processo de transferência de tecnologia, especialmente, para as pequenas e microempresas.

Mais informações, acessar http://respostatecnica.org.br/
Postar um comentário

Títulos mais acessados