quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fitch afirma que irregularidades não afetam rating do Banco do Nordeste


cid:image001.jpg@01CCA93C.9F2C8A50
Fitch afirma que irregularidades não afetam
rating do Banco do Nordeste
Fortaleza (CE), 28 de junho de 2012 – A Fitch, uma das maiores empresas de classificação de risco do mundo, enviou comunicado, na última quarta-feira (27), informando que o rating do Banco do Nordeste permanece inalterado, apesar das recentes irregularidades detectadas pela auditoria interna da Instituição.
“O montante de transações irregulares não é relevante, considerando o tamanho da carteira de crédito do Banco”, diz o comunicado. Além disso, a Fitch alega que o Rating de Viabilidade do Banco do Nordeste já incorpora a capacidade de a empresa absorver perdas e os desafios enfrentados.
Em março, a Fitch havia elevado o rating do Banco do Nordeste, cuja nota subira de BBB- para BBB, indicando uma perspectiva estável. Naquela ocasião, a empresa também revisou para mais os ratings de probabilidade de inadimplência do emissor de curto e longo prazos (IDRs - Issuer Default Rating), em moeda estrangeira e local.
Para o gerente do Ambiente de Mercado de Capitais do Banco do Nordeste, Humberto de Souza Leite, o comunicado da Fitch é o reconhecimento de que a Instituição continua sólida, apresentando excelentes indicadores e credibilidade.
“O Banco do Nordeste já provisionou os recursos desviados, que representam menos de 1% de nossa carteira de crédito bruta em março deste ano. Além disso, implementamos melhorias no processo de concessão de crédito, para evitar fraudes”, informa Humberto Leite.
Maior agente do Governo Federal na Região Nordeste, o Banco do Nordeste é responsável pela maioria dos créditos de longo prazo do território nordestino, detendo 65,5% do saldo dessas operações em sua área de atuação.

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados