domingo, 11 de dezembro de 2011

O Progresso, a Tradição

Afinal, o que é o progresso, o que é o passado, a tradição?
Progresso pode ser desenvolvimento, avanço, evolução, modernismo.
Passado pode significar o que passou, decorrido, história, mas também pode significar obsoleto,
antiquado.
Tradição é a herança cultural, ato ou efeito de transmitir fatos, ritos, usos de geração para geração.
São significados que todos sabemos, conhecemos, e que usamos no nosso dia a dia, mas, algumas
vezes esquecemos que o progresso, o modernismo, sem o passado, sem a tradição é como um
gigante com os pés de barro. E, se os pés se partirem a queda será grande, enorme.
Esta história conta-se em poucas palavras.
O pároco da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Prainha, e Reitor do Seminário da Prainha,
Padre Hemetério Santiago, enviou, em 16 de Novembro, um oficio à Autarquia Municipal de
Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), solicitando a presença dos agentes de trânsito, no
sentido de controlarem o tráfego,no dia 8 de Dezembro.
A razão de tal pedido devia-se à realização da Procissão em Honra de Nossa Senhora da Imaculada
Conceição, nas ruas em torno do Seminário da Prainha, no Bairro do Centro, em Fortaleza,
procissão essa que se realiza à mais de 70 anos.
A AMC, no dia 6 de Novembro, dois dias antes, proibiu a procissão, alegando que o evento causaria
engarrafamentos nas vias em torno do templo da Prainha e que se refletiriam em outras ruas da
cidade.
O Presidente da AMC Fernando Bezerra, em declarações ao Diário do Nordeste de 9 de Dezembro,
afirmou que “- Eu sei que é uma tradição, mas em várias paróquias, as procissões foram-se
adequando ao tráfego. Isso não é mais possível numa metrópole como Fortaleza. É o tempo
moderno.”
A Procissão realizou-se no pátio interno do Seminário da Prainha, onde os fiéis caminharam em
círculos, sendo celebrada missa de seguida.
Enquanto que em Fortaleza existe um veiculo automóvel para cada 3,4 habitantes, a frota automóvel
duplicou nos últimos 10 anos, são emplacados cerca de 7 mil novos veículos por mês, segundo os
dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ce), a Igreja da Nossa Senhora
da Conceição da Prainha completou no dia 8 de Dezembro de 2011, 170 anos quando aconteceu a
celebração da primeira missa.
O Padre Hemetério Santiago, na sua homilia disse “- Os tempos passam e as pessoas também
passam e morrem. Maria, porém, permanece eterna e intercede por aqueles que a rejeitam.”
Cada um que retire a sua conclusão, por mim acredito que o progresso, o modernismo devem e
podem andar sempre de mãos dadas com a tradição, o mal por vezes está é nas pessoas, ou
nalgumas mentalidades pouco esclarecidas.
Neste caso concreto o modernismo, o progresso, esqueceram-se do passado, da tradição, que é parte
integrante da história de um País, de uma Cidade, principalmente das pessoas, que são o principal
de tudo (em minoria ou em maioria).
Tantos são os gigantes com pés de barro que nos rodeiam.
Artigo do jornalista português: Ricardo Pocinho

4 comentários:

Dalinha Catunda disse...

Olá Luiz José,
Gosto muito desta cara chamativa da Gazeta de Noticias e quando nos damos oportunidade de conhecer o conteúdo nos deparamos que ótimos artigos como é o caso do texto:O Progresso, a Tradição.
Um abraço e parabéns por esta tão bem cuidada Gazeta.
Dalinha Catunda

Anônimo disse...

ATENÇÃO PARA A REVOLUÇÃO QUE ESTÁ EM CURSO.
APOSENTADOS TÊM DIREITO, MAS NÃO PODEM CURTIR A APOSENTADORIA: SÃO ESCRAVOS DE POLÍTICOS NO BRASIL.
ROLA NA NET:
A esperança do povo brasileiro está na ponta dos dedos dos aposentados, idosos e cidadãos que têm a consciência de que: POVO QUE NÃO TEM PARTIDO É PATRÃO NAS URNAS.
“A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” vai deixar muitos políticos mal intencionados sem sono.
ITÁLIA: O governo criou os juízes sem rosto que acabaram com a máfia.
BRASIL: A Revolta das Bengalas e das Cadeiras de Rodas, movimento sem partido e sem nome, vai acabar com a escravidão dos aposentados, idosos, trabalhadores, anarquia e corrupção instaladas no país pelos últimos governos, inclusive estaduais e municipais.
FERNANDO HENRIQUE PREPAROU A FORCA DOS POSENTADOS, LULA COLOCOU A CORDA E A DILMA, RELEMBRANDO O SEU PASSADO, ESTÁ PUXANDO A CORDA EM VOLTA DO PESCOÇO DOS IDOSOS COM A FRIEZA DE UMA TERRORISTA.
MAIS DE 20 MILHÕES DE IDOSOS E APOSENTADOS VÃO ÀS URNAS PARA DERRUBAR OS SEUS CARRASCOS. APÓS 12 ANOS, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ENTENDIMENTO.
A OPOSIÇÃO VAI ASSUMIR E RESPEITAR OS TRABALHADORES E APOSENTADOS PORQUE NÓS, NOVAMENTE DEPOIS DE QUATRO ANOS, SEREMOS A VERDADE NAS URNAS.
POVO SEM PARTIDO,
NÃO PERDE ELEIÇÃO
PARA PESQUISA, RÁDIO OU TELEVISÃO.
O DINHEIRO DOS TRABALHADORES E DOS APOSENTADOS ESTÁ ENRIQUECENDO POLÍTICOS, EMPRESÁRIOS E BANDIDOS.
““A REVOLTA DAS BENGALAS E CADEIRAS DE RODAS.””
POLÍTICO SÓ TEM MEDO DE URNA: DE MAIS NADA!!!
DE UM LADO APOSENTADOS E OS IDOSOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA TER UMA VELHICE DIGNA, MAS ESTÃO ESCRAVIZADOS E PASSANDO PRIVAÇÕES HÁ 12 ANOS PELOS GOVERNOS DO PT. (LULA E DILMA)
X
POLÍTICOS CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE NA PLATAFORMA DE GOVERNO PROMETEM RESOLVER O PROBLEMA DA APOSENTADORIA.
CAMPO DE BATALHA: AS URNAS.

OS IDOSOS VÃO SE “ARRASTAR” ATÉ AS URNAS PARA TIRAR DO PODER CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE PROMETERAM RESOLVER O PROBLEMA DO APOSENTADO E NADA FIZERAM PORQUE SABEM QUE IDOSOS NÃO GOSTAM DE VOTAR, MAS OS CARRASCOS VÃO “CAIR DO CAVALO”.
ESTA CAUSA É DE TODOS, INCLUSIVE MILITARES E CIVIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. TODOS ESTÃO CAMINHANDO PARA GANHAREM SOMENTE UM SALÁRIO MÍNIMO. É O OBJETIVO DOS CARRASCOS QUE ESTÃO NO PODER.
APESAR DA ECRAVIDÃO E ESTADO DE MISÉRIA IMPOSTO PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES, NÃO É RARO O APOIO QUE OS IDOSOS DÃO AOS SEUS FILHOS E/OU NETOS SEM EMPREGO OU POR OUTROS MOTIVOS.
SOMOS MAIS DE 20 MILÕES DE APOSENTADOS.
NÃO HÁ ELEIÇÃO VENCIDA COM ESTA DIFERENÇA DE VOTOS.
NÓS TEMOS O PODER DE TIRAR OU COLOCAR: PODEMOS MUDAR TUDO,
JOVEM, LEVE O SEU IDOSO ATÉ AS URNAS.
A SUA VIDA CERTAMENTE VAI MELHORAR.
REPASSEM ESTAS MENSAGENS PARA TODOS, INCLUSIVE VIA: FACEBOOK, ORKUT, TWEETER, MSN, ETC.
AJUDEM!!!
A SOLIDARIEDADE É TUDO.
MUITOS IDOSOS NÃO TÊM ACESSO A COMPUTADOR, MAS PODEM TER ACESSOÀS URNAS COM A AJUDA DAS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS.
OS APOSENTADOS E SEUS
FAMILIARES MERECEM E TÊM DIREITOS.
EPASSEM PARA O BEM DO POVO E DO BRASIL.

maria silvaneide bezerra dos santos sousa. disse...

HISTÓRIA REAL!
Olá ,venho por meio desse relato,para contar a minha história real.nasci aos 19/02/1978 na cidade de Iracema CE.moro em flores distrito de Russas CE. Rua:João Antônio,Número 2257,CEP:62903-000,fone:(88)96031788.Não era o meu querer contar a minha história,pois além de quando entrei na CCB eu já era tímida.E Por acreditar q a maioria,realmente estavam servindo a Deus em amor e em verdade.Sim por que? Não a existem amor sem verdade.Qualquer pessoa q ñ a possui o conhecimento da bíblia,sabe q Deus é o pai da verdade e o Diabo é o pai da mentira.Foi aí q comecei a entender q é o querer de Deus contar a minha Historia real .Por eu acreditar q a minoria estava com a verdade do diabo q enganam facilmente com lábios e amor falso. Ou seja q a minoria eram lobos em peles de ovelhas .Para mim é uma tristeza eu ter ficado + tímida do q era, por acreditar facilmente nas pessoas .Pois sou filha única mulher,e sou filha de pais agricultores.Onde fui precoce em tudo e geralmente a uns 20 anos atrás,as pessoas eram caladas na frente das crianças e adolescentes.Ñ falavam sobre a vida sexual.Isso tudo mim fez ser uma pessoa tímida e calada. Quando se tratava nesse assunto,existia as pessoas q eu falava,as minhas colegas.Geralmente as q tinham + ou – a minha idade, e ñ tinha como saber muito.Pois por + q os pais falassem algo,com certeza era muito diferente de hoje.Quando falávamos na minha precocidade,falamos q eu poderia ir para o livro dos recordes.O q eu sempre dizia era q se viesse alguém da em prensa,eu ñ iria responder nada.Pois além de tímida,como já falei,ñ esperava q a maioria estavam sendo hipócritas e q muitos fazem qualquer tipo de coisas para tomar algo dos outros.Então quando percebi q era o querer de Deus contar. Q estou em Recordes, por ser precoce em tudo.fui moça aos 9 anos,perdi a virgindade aos 12,casei grávida e fui mãe aos 14,fiz um períneo aos 17 anos por extrema necessidades.Onde eu estava a dias com sangramento e o médico DR Lindenor me examinou e disse q era caso para fazer um períneo.pois existia vereda de um lado e outro da minha vagina e o colo do útero estava baixo.a cirurgia foi realizada no dia 05/10/1995 no conhecido hospital São Raimundo de Limoeiro do Norte.Com a equipe médica DR. Lindenor Andrade maia e DR Reuber Tadeu vieira e silva.Dias após a cirurgia o médico Lindenor falou q levantou a bexiga.antes de fazer o períneo acima das minhas partes íntima ñ era igualmente as das outras carnudas.E sim era só ossos. Só voltou ao normal após a Cirurgia. Aas 20 fiz Cesário e ligação.Durante + de 10 anos fiquei com a minha mente presa,após a cirurgia do períneo.Por esse motivo estou a + ou – 5 anos, sendo acompanhada pelo caps. De Russas. Estando lar a DR Adelina atestou q tenho transtorno misto .Depreção e ansiedade.O psicólogo Jorge já atestou umas 3 vezes q eu tenho problemas emocionais. Estou tomando pondera de 20 MG desde o mês quatro de 2012 e tomo Olcadil desde o dia 10 do onze de 2012. Os dois medicamentos foram receitados por 2 neurologistas onde o neuro mim colocou para fazer terapia no caps. por eu ter ansiedade generalizada.Comecei a fazer a terapia uma vez por semana.A minha memória já ñ é a mesma,estou com dificuldades em decorar,mim concentrar e esqueço um bocado. Vim melhorar da memória e da dor na cabeça,tomando pondera. E o olcadil mim deu + um pouco de ânimo. Vou deixar uma mensagem para os q gostam de se dar bem,passando por cima dos outros: Existe varias regras de ouro.Ex:1° Não queira para o próximo aquilo q ñ o gostaria de ter ou q alguém lhe fizesse
.2° Trate os erros do próximo,como os seus ETC. ASSINADO: Maria silvaneide bezerra dos
santos Sousa.03/04/2013...

Maria Silvaneide bezerra dos santos sousa disse...

HISTÓRIA REAL!
Olá ,venho por meio desse relato,para contar a minha história real.nasci aos 19/02/1978 na cidade de Iracema CE.moro em flores distrito de Russas CE. Rua:João Antônio,Número 2257,CEP:62903-000,fone:(88)96031788.Não era o meu querer contar a minha história,pois além de quando entrei na CCB eu já era tímida.E Por acreditar q a maioria,realmente estavam servindo a Deus em amor e em verdade.Sim por que? Não a existem amor sem verdade.Qualquer pessoa q ñ a possui o conhecimento da bíblia,sabe q Deus é o pai da verdade e o Diabo é o pai da mentira.Foi aí q comecei a entender q é o querer de Deus contar a minha Historia real .Por eu acreditar q a minoria estava com a verdade do diabo q enganam facilmente com lábios e amor falso. Ou seja q a minoria eram lobos em peles de ovelhas .Para mim é uma tristeza eu ter ficado + tímida do q era, por acreditar facilmente nas pessoas .Pois sou filha única mulher,e sou filha de pais agricultores.Onde fui precoce em tudo e geralmente a uns 20 anos atrás,as pessoas eram caladas na frente das crianças e adolescentes.Ñ falavam sobre a vida sexual.Isso tudo mim fez ser uma pessoa tímida e calada. Quando se tratava nesse assunto,existia as pessoas q eu falava,as minhas colegas.Geralmente as q tinham + ou – a minha idade, e ñ tinha como saber muito.Pois por + q os pais falassem algo,com certeza era muito diferente de hoje.Quando falávamos na minha precocidade,falamos q eu poderia ir para o livro dos recordes.O q eu sempre dizia era q se viesse alguém da em prensa,eu ñ iria responder nada.Pois além de tímida,como já falei,ñ esperava q a maioria estavam sendo hipócritas e q muitos fazem qualquer tipo de coisas para tomar algo dos outros.Então quando percebi q era o querer de Deus contar. Q estou em Recordes, por ser precoce em tudo.fui moça aos 9 anos,perdi a virgindade aos 12,casei grávida e fui mãe aos 14,fiz um períneo aos 17 anos por extrema necessidades.Onde eu estava a dias com sangramento e o médico DR Lindenor me examinou e disse q era caso para fazer um períneo.pois existia vereda de um lado e outro da minha vagina e o colo do útero estava baixo.a cirurgia foi realizada no dia 05/10/1995 no conhecido hospital São Raimundo de Limoeiro do Norte.Com a equipe médica DR. Lindenor Andrade maia e DR Reuber Tadeu vieira e silva.Dias após a cirurgia o médico Lindenor falou q levantou a bexiga.antes de fazer o períneo acima das minhas partes íntima ñ era igualmente as das outras carnudas.E sim era só ossos. Só voltou ao normal após a Cirurgia. Aas 20 fiz Cesário e ligação.Durante + de 10 anos fiquei com a minha mente presa,após a cirurgia do períneo.Por esse motivo estou a + ou – 5 anos, sendo acompanhada pelo caps. De Russas. Estando lar a DR Adelina atestou q tenho transtorno misto .Depreção e ansiedade.O psicólogo Jorge já atestou umas 3 vezes q eu tenho problemas emocionais. Estou tomando pondera de 20 MG desde o mês quatro de 2012 e tomo Olcadil desde o dia 10 do onze de 2012. Os dois medicamentos foram receitados por 2 neurologistas onde o neuro mim colocou para fazer terapia no caps. por eu ter ansiedade generalizada.Comecei a fazer a terapia uma vez por semana.A minha memória já ñ é a mesma,estou com dificuldades em decorar,mim concentrar e esqueço um bocado. Vim melhorar da memória e da dor na cabeça,tomando pondera. E o olcadil mim deu + um pouco de ânimo. Vou deixar uma mensagem para os q gostam de se dar bem,passando por cima dos outros: Existe varias regras de ouro.Ex:1° Não queira para o próximo aquilo q ñ o gostaria de ter ou q alguém lhe fizesse
.2° Trate os erros do próximo,como os seus ETC. ASSINADO: Maria silvaneide bezerra dos
santos Sousa.03/04/2013...

Títulos mais acessados