quinta-feira, 28 de abril de 2011

Intercâmbio online para universitários do Ceará


Gazeta de Notícias - Alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) cursam disciplinas em faculdade americana via internet.

Dilma Rouseff revelou a Barack Obama, durante a visita dele no Brasil no último dia 19 de março, que deseja uma maior aproximação do Brasil e EUA através de intercâmbios educacionais. A faculdade americana Ambra College (American College of Brazilian Studies), primeira no Brasil a oferecer o curso de Direito 100% via internet, já deu o primeiro passo. Alunos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, são os primeiros do Brasil a realizarem intercâmbio via Internet em uma faculdade americana. A Ambra, sediada em Orlando, na Flórida (EUA), oferece o curso de bacharelado em Ciências Jurídicas, voltado ao ensino das leis brasileiras (Bachelor of Science in Foreign Legal Studies – Brazilian Tradition) em português pela internet. O conteúdo do curso é equivalente ao das faculdades de direito brasileiras. Além da oportunidade de participar do sistema de ensino e das aulas da AMBRA, os créditos das matérias cursadas são integralizados no curso de direito e no curso de contabilidade da UVA.

Na ocasião, os futuros conhecedores do direito cursam quatro disciplinas, sendo elas: Direitos Humanos, Direito Financeiro, Direito Administrativo I e Direito Tributário I. De acordo com informações da UVA, houve uma grande disputa de alunos para o preenchimento das 38 vagas oferecidas pelo edital. Para assistir às aulas pela Ambra College, que acontecem ao vivo, é necessário que se tenha a disposição um computador conectado a internet. Porém, caso o aluno perca alguma das aulas, existe a opção de assistir a gravação, no horário que for mais conveniente.

O curso é ministrado por professores de diversos países do mundo, inclusive brasileiros, tudo na língua portuguesa. Tanto os estudantes da Ambra quanto os da UVA possuem a mesma avaliação por parte dos docentes. Além do intercâmbio, futuramente, os estudantes universitários do Ceará terão a oportunidade de participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, participação de práticas jurídicas reais e simuladas e ainda a participação de professores e alunos das duas instituições em cursos de extensão, seminários e congressos organizados pelas duas organizações de ensino.

Os estudantes da universidade cearense, assim como todos os alunos da Ambra, contam com uma biblioteca virtual com acervo de mais de mil obras de várias partes do mundo disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. O objetivo é facilitar os estudos e o enriquecimento curricular do estudante. Todos os alunos, ao mesmo tempo, podem consultar qualquer obra na íntegra via internet.

De acordo com Francisco Neto, diretor da Ambra College, o objetivo da faculdade americana é que o projeto se amplie nos próximos semestres, oferecendo, desta forma, oportunidade de “intercambio” via internet para outros alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú e ainda para outras universidades do país. Além disso, outro objetivo futuro é que aconteça também o intercâmbio de professores. Mais informações, acessar www.ambracollege.com ou ligar para (0800) 892-1174.
Postar um comentário

Títulos mais acessados