sexta-feira, 8 de abril de 2011

confirmado o nome de Miguel Cícero Terra Lima como novo presidente do BNB

Gazeta de Notícias O novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) será o técnico de carreira do Banco do Brasil, Miguel Cícero Terra Lima. A notícia publicada com exclusividade na tarde desta quinta (7), foi confirmada hoje pelo jornal O Globo. O anúncio sobre a substituição pode ocorrer no decorrer desta sexta (8), em Brasília. Mas, a troca não é ainda oficial.

Segundo a coluna Panorama Política, do jornalista Ilimar Franco, de O Globo, coube ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, escolher o nome de Miguel Cícero Terra Lima. Com o título "Guido dá as cartas" no BNB, a reportagem do jornal carioca O Globo retrata que os políticos do Ceará não foram ouvidos pelo governo da presidente Dilma na definição do novo comando do Banco do Nordeste.

Essa informação não seria precisa. O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, conversou com o deputado federal José Guimarães e também consultou o governador Cid Gomes. Cid já havia definido que não se envolveria diretamente no processo de definição do substituto de Roberto Smith. Delegou essa missão ao deputado José Guimarães durante o processo de definição dos futuros ocupantes de cargos federais no Ceará no último mês de fevereiro.

Não houve reação negativa do deputado José Guimarães e muito menos do governador Cid Gomes contra o nome do ex-superintendente do Banco do Brasil no Ceará nos anos 2000, Miguel Cícero Terra Lima para o posto de presidente do BNB. Essa indicação foi bancada por Guido Mantega mas imposta pessoalmente pela presidente Dilma Roussef, que também irá promover mudanças no Banco da Amazonia(Basa).

O atual presidente do BNB, Roberto Smith, que realiza um grande trabalho à frente da instituição financeira nordestina não foi comunicado oficialmente de sua saída do banco. No ministério da Fazenda, assessores de Guido Mantega, disseram ao portal CearaAgora que foram dados sinais a Roberto Smith sobre a sua saída.

O Globo publica ainda hoje que o presidente do BNB, Roberto Smith continua no cargo e luta para permanecer na função. A escolha de Miguel Cícero Terra Lima desagradou a classe política cearense que vê desprestígio do Ceará com o governo da presidente Dilma. Há uma preferência clara pela continuidade de Smith na presidência ou se houvesse uma substituição, que seu sucessor fosse um servidor cearense de carreira do próprio BNB.

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados