terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Governo Federal fornece aulas de capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação para representantes de comunidades do Ceará

Nesta semana a cidade de Juazeiro do Norte recebe alunos de 27 cidades do Ceará que participam do Projeto Formação Gesac. Eles terão aulas de Hardware, Software e Redes. O projeto, inserido no Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, capacitará mais de 600 representantes de comunidades em 26 estados brasileiros.
Ter acesso aos computadores, saber manejá-los e aprender a navegar pela rede mundial da internet encontrando e divulgando informações que interessam a si, como indivíduo, e às suas comunidades. O objetivo do Projeto Formação Gesac, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação e o CNPq, é possibilitar este acesso aos indivíduos que frequentam os Pontos Gesac, telecentros instalados pelo Governo Federal em comunidades rurais e urbanas do Ceará e de mais 11 mil localidades de todo o Brasil.
De segunda a sexta, dia 14 de janeiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Juazeiro do Norte abrigará as aulas deste projeto de capacitação. Alunos de vários municípios do estado se reunirão na cidade para receber aulas de Hardware, Software e Redes.
Serão atendidos 37 monitores, representantes de Pontos Gesac dos municípios de Fortaleza, Amontada, Aquiraz, Aracoiaba, Aurora, Barro, Beberibe, Capistrano, Caucaia, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Icapuí, Itapiúna, Itarema, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Palmácia, Redenção, Russas, Trairi, Canindé, Monsenhor Tabosa, Assaré, Santana e Tabera.
Professores e alunos-tutores do IFCE, em parceria com Promotores de Inclusão Digital do Projeto Formação Gesac, ministrarão as aulas. Esta será a última capacitação presencial destes monitores, que, desde setembro de 2010 receberam aulas presenciais e à distância nas disciplinas de Educidadania, Educomunicação e Edudcação à Distância. Até março de 2011 eles serão formados à distância, via internet.
Para receber seu Certificado de Formação, estes alunos repassarão o conhecimento recebido a pelo menos mais três pessoas em sua comunidade. O objetivo é que o conhecimento não se concentre somente com uma pessoa, que pode sair do Ponto Gesac ou mesmo da comunidade. É uma forma de disseminar as informações recebidas, garantindo que a comunidade se beneficie da proposta.
Nesta semana também acontecerão formações nos estados do Amazonas, Pará, Piauí, Bahia, Goiás e Roraima.

CONTINUE LENDO clicando no título em vermelho acima

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados