Gazeta de Notícias - O Estado do Ceará tem o melhor desempenho financeiro da Região Nordeste.
Os dados foram publicados na mais recente edição da Revista Exame e foram
coletados a partir de estudos realizados pela RC Consultores no período de 2005
a 2013. É uma das mais profundas radiografias das contas estaduais já feitas e
se desdobra em um ranking, composto de 23 dos 27 estados da Federação, com 28
indicadores diferentes. Entre os itens analisados estão a geração de receita
própria, os gastos com pessoal e com custeio da máquina pública, o
endividamento e os recursos aplicados em segurança, transporte, saúde e
educação.
De acordo com a publicação, o Ceará mantém as despesas correntes sob controle e, ao mesmo tempo, aumenta o volume de investimentos. Em 2005, a relação entre as despesas correntes e a receita era de 88%. Em 2013, esse índice foi dois pontos percentuais menor. Enquanto isso, o volume de investimentos em 2013 ficou 71% maior que em 2005. Ou seja, saltou de 7% para 12%. Segundo o levantamento da RC Consultores as despesas correntes inclui custos com pessoal, custeio, juros, dívida e transferências aos municípios. A média cearense é menor que a nacional, que chega a 95%.
O Estado de São Paulo ficou na liderança do ranking, o que foi definido como “esperado” pela pesquisa. “As surpresas ficam reservadas a estados como Espírito Santo, Amazonas e Ceará, os três melhores depois de São Paulo, o que mostra que é possível gerir bem as contas públicas sem estar em um estado rico”, avalia a pesquisa.
Desde 2010, o Ceará é o quarto estado brasileiro que mais investe recursos públicos. Ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em termos proporcionais, o Ceará fica na primeira colocação. Para este ano de 2014, a previsão é que o Estado invista R$ 9,4 bilhões. Ou seja, será o maior volume de investimento de toda história do Ceará.
Fonte: Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário